Portal de Educação em Rede - Formação Geral e Rede CUNI

Como foi parcitipar do Projeto de Ensino Híbrido para a Rede CUNI?

Professores compartilham suas vivências no Projeto de Ensino Híbrido, revelando como essa iniciativa impactou suas práticas pedagógicas e expandiu horizontes no cenário acadêmico da UFSB.

Célia Regina da Silva
Professora criadora do eixo de Artes e Humanidades na Formação Cidadã:
“Eu começaria lembrando de uma palestra de Chimamanda Adichie, inclusive do título da palestra, que é “O perigo de uma história única”. O trabalho de compor a equipe de trabalho do ensino híbrido, na área de Artes e Humanidades, para mim, foi uma possibilidade de rompimento com esse processo de histórias únicas. De nós contarmos. De serem contadas outras histórias. Então me deu muito orgulho e muita alegria fazer parte dessa equipe. (…) Hoje eu ainda estou com a cabeça borbulhando com as ideias de uma discussão em um componente que ministro no curso de jornalismo, em que trabalhei com dois materiais, dois pequenos vídeos produzidos no projeto. Nós falamos muito da questão do diálogo, da contação de história, da produção de narrativas, de silenciamentos. Então, falar e estar nesse lugar de produtora de conteúdo para dentro da nossa universidade, numa perspectiva de um olhar de dentro desse lugar, desse território onde nós estamos é uma experiência para mim incrível, incrível…”

Elaine Santos Dias
Coordenadora da equipe do Eixo de Matemática e Computação:
“Participar do projeto de produção e desenvolvimento dos materiais de apoio para o ensino híbrido foi desafiador e  muito gratificante. Desde a apresentação da proposta, foi possível perceber que o projeto era bastante ambicioso. A parceria e contribuição dos colegas, tanto do eixo Matemática e Ciências quanto dos demais eixos, foi imprescindível para o seu sucesso. Durante a execução das atividades, tivemos a oportunidade de fazer formações acerca do desenvolvimento de roteiros para produção de material multimídia, formações acerca do uso e edição do ambiente virtual de aprendizagem Moodle e, o que penso ser o mais rico, tivemos a oportunidade de fazer trocas com os/as colegas sobre nossas expectativas, aspirações e receios acerca das ações da nossa Universidade na busca por um ensino gratuito de qualidade. Os resultados do projeto (vídeos, propostas pedagógicas, podcasts, sugestões de atividade…) têm muita qualidade e ver que os/as colegas já estão utilizando esses materiais em suas aulas elogiando o trabalho é bastante motivador e gratificante.”

Eliseu Alves da Silva
Coordenador da equipe do Eixo de Línguas Estrangeiras:
“O projeto de Ensino Híbrido, pessoalmente, foi uma oportunidade para expandir horizontes sobre questões que impactam nosso fazer docente, mas que são da cultura digital, audiovisual e que ainda nos causam estranheza. Rotinas de elaboração de roteiros para vídeos, podcasts, pensar desenhos didáticos orientados pela inserção de tecnologia etc.  Desafiador e ao mesmo tempo um processo para trocas, tensões, embates, reflexões e aprendizagens.”

Luciana Beatriz Bastos Ávila
Editora de roteiros e revisora:
“Participar do projeto de ensino híbrido, como revisora e como coautora de roteiros, foi uma aventura de aprendizagem de como combinar a linguagem de forma acessível, dinâmica e teoricamente consistente. Pensar o ensino híbrido como alternativa metodológica me levou também a pensar nos pactos de cooperação necessários que temos que estabelecer com estudantes, para que tenham sucesso em seu processo de ensino-aprendizagem orientado para a autonomia de estudos.”

Márcia Nunes Bandeira Roner
Coordenadora da equipe do Eixo de Ciências na Formação Cidadã
Gostei muito de ter participado do Projeto de pesquisa para implementação de ensino híbrido na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários: pesquisa e produção de material didático digital para os Componentes Curriculares da Formação Geral. Foi uma experiência enriquecedora em vários aspectos. Durante o projeto, tive a oportunidade de aprender e aprimorar diversas habilidades relacionadas à produção de material didático digital, como a criação de vídeos educacionais e a elaboração de recursos didáticos. Além disso, pude colaborar de forma significativa com a equipe, contribuindo para criação de materiais educativos de qualidade. Essa participação não apenas fortaleceu meu conhecimento em educação e tecnologia, mas também me permitiu aplicar essas habilidade no contexto real, o que foi extremamente gratificante. Estou muito grata por ter participado do projeto.

Sérgio Barbosa de Cerqueda
Professor criador do Eixo de Produções Textuais Acadêmicas
Ter participado do Projeto de Ensino Híbrido para a Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Rede CUNI) foi muito significante para mim. Em primeiro lugar, pela possibilidade de desenvolver um trabalho em equipe com colegas de dentro e fora da UFSB para a construção de conteúdos formativos adequados às demandas de nosso alunado. Além disso, os diversos momentos de trabalho colaborativo que pude desenvolver com colegas do mesmo Eixo foi de grande aprendizado pela oportunidade de trocas e construções contínuas para a elaboração dos materiais sob a nossa responsabilidade com base nos conhecimentos e práticas de cada membro da equipe. Isso contribuiu para a proposição de diversos materiais atuais, prazerosos e próximos das necessidades de formação acadêmica dos estudantes da universidade nos dias de hoje. Por fim, a participação no Projeto me permitiu aumentar a minha interação com as possibilidades do uso das tdics em salas de aula de ensino superior a partir dos materiais produzidos em parceria com equipe competente de profissionais especializados/as na produção audiovisual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Após um ano de trabalho intenso, o Projeto “Ensino híbrido na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários: pesquisa e produção de material …

Professores compartilham suas vivências no Projeto de Ensino Híbrido, revelando como essa iniciativa impactou suas práticas pedagógicas e expandiu horizontes no cenário …

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias