Portal de Educação em Rede - Formação Geral e Rede CUNI

Materiais didáticos digitais são entregues para a comunidade acadêmica pelo Projeto de Ensino Híbrido

Após um ano de trabalho intenso, o Projeto “Ensino híbrido na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários: pesquisa e produção de material didático digital para os componentes curriculares da Formação Geral” concluiu seu percurso em junho de 2023. O projeto teve como objetivo principal a produção de material didático digital para os Componentes Curriculares (CCs) da Formação Geral (FG) e contou com a participação de equipes de trabalho selecionadas através do Edital da Progeac n. 03/2022.

Ao todo, foram 28 bolsistas, entre Docentes e Técnicos/as em Assuntos Educacionais da UFSB, que se dedicaram à criação de Desenhos Didáticos dos CCs da FG. Essas equipes desempenharam diferentes funções, tivemos Coordenador/a de Equipe, Professor/a Criador/a, Revisor/a de texto e Assessor/a de equipe.

Para subsidiar o desenvolvimento do trabalho, as equipes participaram de cursos de formação oferecidos pela Itinerante Filmes em parceria com especialistas em gestão de projetos educacionais com o uso de tecnologias: Maria Aparecida José e Heloísa Arruda. Esses cursos abordaram temas como produção de roteiros, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), cultura digital, ensino híbrido, recursos digitais e audiovisual.

Os Desenhos Didáticos desenvolvidos pelas equipes de docentes da UFSB possuem uma abordagem flexível, oferecendo sugestões de temas que podem ser abordados em uma ou mais aulas. Docentes têm total liberdade para adaptá-los de acordo com suas preferências e as necessidades específicas de cada turma. Os materiais estão disponíveis em formato PDF e também possuem uma versão digital com recursos já inserida no Moodle.

Além da produção dos Desenhos Didáticos, as equipes foram responsáveis pela elaboração de roteiros para vídeos e podcasts relacionados a cada um dos CCs. Os vídeos do projeto podem ser encontrados no Canal da Educação em Rede da UFSB no Youtube, enquanto os podcasts estão disponíveis no Spotify. Outro destaque do projeto é o desenvolvimento de uma nova versão do Moodle, um Ambiente Virtual de Aprendizagem personalizado para hospedar as aulas da Formação Geral de forma híbrida.

Além disso, no Portal da Educação em Rede da UFSB, o/a estudante tem acesso central a todas as informações e serviços do Projeto de Ensino Híbrido. O portal conta com links importantes, informações, notícias e acesso ao Moodle e ao SIGAA.

O projeto “Ensino híbrido na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários: pesquisa e produção de material didático digital para os componentes curriculares da Formação Geral” é uma realização da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) da UFSB. Para mais informações, acesse o site https://educarede.ufsb.edu.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Após um ano de trabalho intenso, o Projeto “Ensino híbrido na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários: pesquisa e produção de material …

Professores compartilham suas vivências no Projeto de Ensino Híbrido, revelando como essa iniciativa impactou suas práticas pedagógicas e expandiu horizontes no cenário …

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias