Histórico do projeto de ensino híbrido
Histórico do Projeto
O projeto intitulado “Ensino híbrido na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários: pesquisa e produção de material didático digital para os componentes curriculares da Formação Geral” foi elaborado com o objetivo de conjugar uma série de ações para subsidiar a proposta de um modelo de ensino e aprendizagem para a Rede CUNI.
Tratou-se de uma pesquisa-ação que partiu da hipótese de que a efetivação de uma educação em rede, desejada desde a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, precisa estar amparada tanto por uma concepção como por metodologias adequadas que considerem que a Rede CUNI é constituída por núcleos acadêmicos descentralizados dos campi-sedes. Esse inevitável distanciamento físico-geográfico pode ser atenuado por uma educação de qualidade que, por meio de estratégias diversificadas, aulas presenciais e metapresenciais (síncronas), e do uso de tecnologias da informação, crie um ambiente de aprendizagem que favoreça a criatividade, o senso crítico, a elaboração do pensamento calcado no rigor científico e nos saberes plurais.
Assim, a Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), por meio da Diretoria de Ensino-Aprendizagem (DEA), durante o ano de 2020, realizou debates internos acerca da organização da Rede CUNI, constituída como um dos órgãos que compõem a estrutura da Universidade (Resolução n. 16/2020-Estatuto da UFSB), em busca de constituir políticas institucionais que orientassem as diretrizes didático-pedagógicas.
Esses debates resultaram na inserção no planejamento de 2020 das seguintes demandas:
1) Proposição de desenhos didáticos para cursos presenciais e metapresenciais, prevendo a elaboração de modelos que incluam aulas síncronas transmitidas exclusivamente para turmas da Rede CUNI, aulas gravadas com atividades relacionadas que possam ser desenvolvidas a distância, aulas presenciais que incluam orientação aos/às estudantes dos Colégios, a partir de debate aberto às equipes de docentes que trabalham na Rede CUNI e gestores/as responsáveis pelos Colégios;
2) Estruturação e coordenação de equipes de elaboração de material didático digital para os componentes curriculares (CCs) da Formação Geral (FG) a serem ofertados na Rede CUNI.
A Coordenação de Educação em Rede, atendendo a esse planejamento do ano de 2020, elaborou proposta Projeto de Pesquisa para o desenvolvimento de tais ações, especificamente para os CCs da nova FG, voltado para as ações pedagógicas na Rede CUNI.
Tal projeto previu ainda o desenvolvimento do Portal da Educação em Rede da UFSB, que centraliza as demandas administrativas e pedagógicas da comunidade da Rede CUNI, com acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), informações, notícias e links importantes. Como parte da organização do Portal, contemplou-se ainda a reestruturação do AVA, o Moodle da Educação em Rede, no qual estão organizados os desenhos didáticos digitais especificamente concebidos e elaborados, inicialmente, para os CCs da FG.